Diocese de Itapeva celebra Jubileu de Ouro com presença de Núncio Apostólico

POSTADO EM 20 de Fevereiro de 2018

pagina_sul1_capaNa figura de Dom Silvio Maria Dário, primeiro bispo diocesano, a diocese faz memória a todos os bispos
que por ali passaram contribuindo para o crescimento da fé e também desta Igreja particular

A Diocese de Itapeva completa neste ano os 50 anos de sua criação. Para celebrar a data, a diocese preparou uma programação especial que contará com a presença do representante do Papa Francisco, o Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni d’Aniello.

Iniciada em 2017 durante a Festa de Sant’Ana, padroeira da diocese, as comemorações iniciam  2018 com uma grande Celebração Jubilar, no próximo dia 04 de março (domingo), às 10h, presidida por Dom Giovanni d’Aniello.

Será um momento todo especial para toda a Igreja Particular de Itapeva, que vai acolher todos os bispos da Província Eclesiástica de Sorocaba juntamente com Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo Diocesano, Dom José Moreira de Melo, bispo Emérito e todo o povo de Deus desta grande diocese.

Criação da Diocese

A Diocese de Itapeva foi criada em 02/03/1968 pela Bula Pontifícia QUANTUM SPEI do Papa Paulo VI. Ao todo o território da diocese conta com 22 municípios numa área total de 18.615 quilômetros quadrados e com uma população de cerca de 410 mil habitantes.

A história da diocese de Itapeva teve início com a designação do então Monsenhor Benjamim de Sousa Gomes para as funções de Vigário Episcopal, mediante provisão assinada em 22/04/1967 por Dom José Melhado Campos, administrador Apostólico da Diocese de Sorocaba que sentia a necessidade de desmembrá-la para maior eficácia do atendimento pastoral que se tornava difícil dentro das dimensões da Diocese de Sorocaba, na ocasião a maior do estado, com cerca de 30 mil quilômetros quadrados e a população de 800 mil pessoas aproximadamente.

É necessário lembrar que a mais de 40 anos, ou seja, á época da instalação da Diocese de Sorocaba, conforme testemunho de Dom Aguirre, o religioso dominicano frei Cláudio Argote OSA, então pároco de Itapeva, já previa a criação do bispado nesta cidade por se apresentar como centro geográfico natural da região sul do estado.

 

 

 

© Copyright 2020. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil